A controvérsia de Machida

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Fotos: Josh Hedges

Sábado, 24 de Outubro, vimos uma luta de dois monstros do mma. Lyoto Machida vs Maurício "Shogun" Rua se enfrentaram em uma luta de 5 rounds valendo o cinturão dos meio pesados, ostentado por Machida, no UFC 104. Uma luta que tinha tudo para entrar para a história.O ginásio Staples Center estava lotado. Na plateia, celebridades como David Spade assistiam a tudo vidrados. Nas preliminares, ótimas lutas, como a de Spencer Fisher vs Joe Stevenson, onde este último alcançou uma vitória com um nocaute brutal (uma série de cotoveladas que martelaram Fisher no chão). Rolou também uma vitória brazuca, com Gleison Tibau levando o americano Josh Neer (apesar da torcida contra dos comentaristas da ESPN). Não tinha uma baiana que não entrasse e ele levou o americano para o chão muuuuuuuuitas vezes (não sei nem porque ele ainda se levantava...).

Enfim, o grande momento da noite. Shogun entra e não vê muita festa em seu favor. Machida entra e o Staples Center todo entra com ele no octagon. No seu corner, a família que o apoia sempre e o amigo Anderson Silva.  Começa a luta. No primeiro round, os dois se analisaram muito. A rapidez e a agilidade de Machida foram praticamente anulados pela guarda e concentração de Shogun. Shogun investiu muito com socos, joelhadas e chutes na coxa de Machida, que por sua vez, utilizou-se de sua enorme habilidade de esquiva. Ainda assim, muitos golpes entraram e, ao soar o gongo, o Golden Boy do UFC havia perdido o primeiro round de sua carreira. Segundo round e a torcida já começa a sinalizar algumas vaias. Os lutadores se analizam muito e entram pouco. Machida consegue encaixar uma joelhada na barriga de Shogun, que sente. Este continua aplicando chutes na perna de Machida e também consegue encaixar alguns golpes. Segundo o locutor da ESPN, o segundo round foi para Shogun. No terceiro, Machida atacou mais. Entrou com socos fortes e precisos que deram uma balançada em Shogun, mas não o suficiente para nocautear. O quarto round foi a mesma sem graceira, bem como o quinto. Uma luta realmente "pau a pau", mas não que isso seja bom, pois esperava-se muito mais dos dois lutadores. Ambos já fizeram lutas muito emocionantes e cheias de ação.

Toca a corneta final (que som horrível...) e Shogun levanta os braços comemorando a vitória que achou ter conquistado. Machida, meio sem graça faz o mesmo. A plateia vaia os dois. Fizeram a luta mais entediante da noite. Vem a decisão dos juízes. Os nervos estão à flor da pele, afinal, entediante ou não, a luta valia o cinturão. Os juízes, por unanimidade, decidiram por Lyoto Machida, 3 rounds a 2. A plateia vaia, Shogun balança a cabeça negativamente, seu corner fica indignado. Machida comemora contidamente. Nem ele acredita que ganhou a luta. O pessoal do seu corner pula, grita, comemora, se descabela. Ele não. Levanta os braços mas tem vergonha de encarar o público, que vaia o resultado da luta.

Na entrevista, Machida, ao som de vaias, se emociona e mal consegue falar. Diz que os 3 juízes decidiram em seu favor e pede desculpas. Diz estar pronto para uma revanche. Shogun diz que treinou durante 4 meses para a luta e seu corner disse a ele que estava ganhando, mas em momento nenhum contestou a decisão dos juízes. O detalhe: a mesma plateia que gritava em coro "Machida", ovacionou e aplaudiu Shogun enquanto ele  dava a entrevista.


Particularmente, em um primeiro momento, achei que a decisão foi roubada. Depois de assistir novamente umas 30 vezes a luta, entendi a colocação da arbitragem. Shogun entrou mais, golpeou mais e se mostrou muito mais combativo, porém Machida desviava de seus golpes e eles quase não encaixavam (salvo por um ou outro que tiraram sangue). Machida atacou pouco, mas eficientemente. Seus golpes eram certeiros, como se espera de um carateca. Quando ele partia para cima, era como um bote de cobra. Não se arriscou, mas realmente, fazendo um balanço de precisão, ele levou a melhor. Definitivamente, foi a luta mais difícil e mais controversa da carreira de Machida.
Dana White, presidente do UFC, revelou que Machida se comprometeu com uma revanche. O evento deve vir dentro dos próximos meses.


Gostaria de fazer aqui, um destaque para a postura dos dois atletas. Após o anúncio controverso do vencedor, Machida, incerto de sua vitória, teve vergonha de seu público. Ele não os acostumou a apresentações pífias. Os caras compareceram para ver um Cirque du Soleil e saíram com um malabarista de semáforo. E Machida sabe disso. Aceitou as vaias e a pressão psicológica que caiu sobre seus ombros. Shogun deu um verdadeiro SHOW de espírito esportivo, cumprimentando o adversário após o anúncio do resultado. Na entrevista, não se mostrou "magoadinho" como era de se esperar de quem se sente injustiçado. Ao invés disso, aceitou a derrota humildemente, agradeceu a torcida e saiu do octagon com a cabeça erguida.

Parabéns aos dois competidores. A sua postura profissional enobrece o esporte. Machida, erga sua cabeça pois sua vitória foi legítima (apesar de não ser bonita). Shogun, você deu um show e deverá manter essa dureza toda na próxima luta.

Aguardamos ansiosos a revanche.

Fontes:

0 comentários: